Permear os caminhos da arte, é traçar um equilíbrio entre consciente-inconsciente,
matrizando as potencialidades e as limitações do Ser.
- Yasmin dos Anjos



TESES, DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS COM INSPIRAÇÃO NA ANTROPOSOFIA DEFENDIDAS NO BRASIL

Teses de Doutorado

Ronilda Ribeiro. Mãe-negra: o significado ioruba da maternidade. Área: antropologia cultural e social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, abril de 1996. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por título com "mãe-negra".

Maria Adelina Bastos Rennó. Cantoterapia e asma: vivência de um método terapêutico. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, junho de 1998. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por título com "cantoterapia".

Carmen Silvia Carmona Azevedo. Promoção de saúde: uma experiência baseada na antroposofia; o caso da favela Monte Azul. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, dezembro de 1999. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor.

Vital Pasquarelli Junior. A arte da consciência : desenvolvimento interior e para a vida social no paradigma da Antroposofia. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, setembro de 2001. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor usando "Pasquarelli Junior"

Monica Martínez Luduvig. Jornada do Herói: a estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo. Área: jornalismo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, junho de 2002. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar pelo começo do título.

Ricardo Ghelman. Ação do viscum album sobre a prenhez da rata albina (rattus norvegicus albinus, rodenta mammalia): estudo morfológico e radiológico. Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, março de 2003.

Ana Luisa Ventura Vieira Pereira. Dos outros, nós próprios (uma proposta de introdução das literaturas dos oito países de língua oficial portuguesa no ensino fundamental de português em uma escola Waldorf e o seu impacto na formação da criança e do jovem). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, março de 2004. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por título com "dos outros".

Sueli Pecci Passerini. Poética no desvelamento do mito pessoal: uma proposta de método para o auto-conhecimento. Área: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, março de 2004. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor com "passerini". Veja também o resumo estendido local.

Michael Emil Mösch. O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear: processo de formação de imagem. Área: Arquitetura e Construção. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), maio de 2009. Veja o resumo e detalhes.
Dissertações de Mestrado

Ronilda Ribeiro. Percepção de ilustrações em literatura infantil : fatores emocionais e de desenvolvimento viso-motor. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1980. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor.

Maria Adelina Rennó Jelen. Escola do Desvendar da Voz: um caminho através do canto. Insituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1990. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor.

Sueli Pecci Passerini. O fio de Ariadne: múltiplas formas narrativas e desenvolvimento infantil segundo a abordagem antroposófica de Rudolf Steiner. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, outubro de 1996. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor com "passerini".

Raquel Dias Braga. Goetheanum: arquitetura enquanto metamorfose. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por título.

Rosely Aparecida Romanelli. A pedagogia Waldorf: contribuição para o paradigma educacional atual sob o ponto de vista do ìmaginário, cultura e educação. Área: antropologia educacional. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. Detalhes no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor. Veja o artigo Pedagogia Waldorf: criatividade e teoria cognitiva referendadas pela visão acadêmica escrito pela autora, descrevendo a dissertação e o processo de sua criação.

Marise Matwijszyn. A imitação no desenvolvimento infantil e suas implicações para a educação segundo as concepções antroposófica e walloniana. Área: educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife 2002. Detalhes e resumo em www.ufpe.br/sib; buscar por autor.

Simone Andrea D'Ávila Gallo. Infância avançada ou deletad@? Crítica ao uso da informática na educação infantil. Área: educação, com concentração em Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira. Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Marília 2002.
Elvis de Azevedo Matos. O Artista, o Educador a Arte e a Educação - Um mergulho nas águas da Pedagogia Waldorf em busca de um sentido poético para a formação docente ou Artifícios às Artimanhas. Área: Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2002.

Helena da Glória Medeiros Urben. As experiências iniciais com a linguagem das artes plásticas no contexto da saúde. Área: artes, com concentração em Artes Plásticas, linha de pesquisa Arte-Educação. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor.

Ennio Lamoglia Possebon. Geometria, forma e proporção áurea na arquitetura. Áreas: estruturas ambientais urbanas, teoria da arquitetura e geometria. Departamento de Tecnologia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. Detalhes e resumo no sistema DEDALUS da USP; buscar por autor. Veja o resumo local, estendido.

Marília Barreto Nogueira. Da palavra à poética do movimento. Departamento de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, dezembro de 2003.

Elaine Marasca Garcia da Costa. Da Pedagogia Waldorf à Salutogênese. Área: educação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba, 2004. Veja o resumo local.

Mauro Domingues Fernandes. O método clínico na Medicina Antroposófica e a clínica foniátrica: o homem em sua complexidade. Área: fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, março de 2006. Veja sumário e resumo. Veja a dissertação completa (em pdf, 2,14 MB).

Sandra Regina Kuka Mutarelli. Os Quatro Temperamentos na Antroposofia de Rudolf Steiner. Área: história da ciência. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, junho de 2006. Veja o resumo e o sumário. O texto completo pode ser solicitado diretamente à autora: sandrakuka@terra.com.br (800 KB)

Anita Zimmermann. A escolha profissional na área da saúde: a opção pela enfermagem. Área: psicologia educacional. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), janeiro de 2007.

Jonas Bach Júnior. Educação Ecológica por meio da Estética na Pedagogia Waldorf. Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, agosto de 2007. Veja a íntegra da dissertação em formato pdf.

Marco Bertalot-Bay. Conseqüências ambientais e sociais da atividade agrícola: reflexões epistemológicas sobre a regenerabilidade. Área: Análise Ambiental e Dinâmica Terriotorial do Instituto de Geociências, Programa de Geografia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, agosto de 2008. Veja a íntegra da dissertação, subdividida em capítulos e seções.

Monografias de cursos de especialização e aperfeiçoamento

Alice Furuichi Maia. Considerações sobre a atuação do professor através dos princípios da Pedagogia Waldorf no primeiro, segundo e terceiro setênios. Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCCs)
Carolina Teixeira Martins. Significados do Lazer para Alunos de Escolas Regulares e das Escolas Waldorf. Curso de graduação em Licenciatura em Educação Física. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNNESP), Campus de Rio Claro, Rio Claro, 2006.

Deborah Fernandes Carvalho. A Criança-adulto e o Adulto-criança: a Pedagogia Waldorf e a Media Literacy como Perspectiva. Curso de graduação em Publicidade e Propaganda. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, julho de 2008.

Suélen rebello da Silva. Educação Física na Educação Infantil: Buscando outras possibilidades a partir da Pedagogia Waldorf. Curso de Licenciatura em Educação Física. Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, julho de 2009.


Monografias de Iniciação Científica

João Felipe Ginefra Toni. A concepção de J.W. von Goethe sobre a flor: contribuições da história da biologia no ensino. Trabalho de iniciação científica como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário